sábado, 24 de agosto de 2013

Estudo Direcionado

Escrevi algumas coisas que vocês devem estudar com atenção para nossa avaliação. A ideia é que vocês reúnam as informações, lendo o livro, caderno e o blog. Em outras palavras, não é para ler somente as páginas que estou indicando, pode ser que vocês não entendam porque estão lendo frações do conteúdo. É bastante coisa, eu sei. Existem outras atividades, porém com alguma organização dará tempo de fazer isso tudo.
Muita alunos tiveram boas notas na Recuperação. Por que não repetir isso agora? Eu mesmo fiz a Recuperação e não estava diferente das outras avaliações, nem mais fácil!

DICA: Tentem responder todas as perguntas desse texto. Copie para o caderno e tentem respondê-las. Ao longo desse "exercício", vocês perceberão o que já esqueceram, onde estão as dúvidas e o que não entenderam. Recorra aos textos e podem perguntar pelo blog também.
O objetivo não é responder essas perguntas e decorá-las!!!

Estudem bem as condições que possibilitaram a expansão marítima de Portugal. Isso está no início do seu caderno e no livro também (Páginas 89, 90, 91, 166 e 167).
Que condições são essas? Centralização política, burguesia enriquecida...

Lembre-se da função do rei, nobreza, burguesia e Igreja na Expansão Marítima.
(O triângulo desenhado no final da aula.)

Atenção nos objetivos dos portugueses com a expansão.
Qual era o principal? Quebrar o monopólio comercial de especiarias estabelecido por árabes e italianos através da descoberta de um caminho alternativo para as Índias. (Caderno+Livro página 167 e 168)
Mas até chegar às Índias algumas inovações técnicas ocorreram. Quais? Exemplo: desenvolvimento da cartografia. E as outras? (Caderno+Livro: páginas 174, 175, 176, 178 e 179)
E até conseguir contornar a África? Os portugueses trocavam e tiveram contato com os africanos?

E como era a vida nessas viagens? Como era o cotidiano? Quais os perigos que existiam?
Estudem bem isso. (Caderno+blog+Livro: páginas 176 e 177)

E a Espanha?
Por que a Espanha foi segunda a entrar na expansão? Qual motivo interno explica isso? E quando conseguiu reunir condições para se lançar ao oceano, quais foram as conseqüências das suas navegações?

Capítulo 9
A Expansão do Islã na África, na Ásia e na Europa

Sobre a expansão do islamismo estudem com atenção especial aquele fator climático que contribuiu com o deslocamento dos árabes para a África Oriental e Sudeste Asiático. Comecei as aulas sobre o cap.9 falando sobre esse mesmo assunto. (Caderno+Livro: pp. 149 e 150)

Muita atenção no conteúdo sobre cultura suaíle. Tentem lembrar o que falei sobre a expansão islâmica na costa oriental da África. Como foi o contato entre os árabes e os africanos? O que os árabes buscavam no contato com alguns africanos? O que aconteceu a partir dessa convivência entre ambos os grupos? Os árabes entraram no continente africano através da costa oriental?
Vejam o mapa da pagina 150 para perceber a presença do islamismo na costa oriental africana. Na página 63 há um mapa mostrando a presença muçulmana no mundo. Percebam que esse mapa mostra a presença do Islã em regiões que apresentei para vocês, como a Turquia, Paquistão e Índia.

Sobre essa expansão do Islamismo eu selecionei para vocês o que achava muito importante e o critério de escolha foram aquelas regiões que apresentam conflitos atualmente em função da religião, onde a religião é um dos fatores que explicam conflitos ou onde surgiram consequências históricas por muitos anos, como a criação do Império Turco-Otomano.

Portanto, estudamos a presença islâmica na Índia e na Turquia (Turco-Otomanos).
Vimos que por motivos religiosos a Índia perdeu uma parte de seu território. Qual a religião da Índia? Esse território deu origem a que país? Qual a religião desse país? E por que o islamismo não tomou conta de toda a Índia? Existe uma explicação geográfica. Qual? (Caderno+Blog na parte de Islá Parte II+Livro: pp 152-153.

Deem atenção também aos Turco-Otomanos. Vimos que construíram seu próprio império, o Império Turco-Otomano, que só deixaria de existir após a Primeira Guerra Mundial, em 1918. Lembrem que a capital desse império era a famosa Constantinopla, renomeada para Istanbul. Não se esquecem os desejos de conquistas desse império que conseguiu dominar a Mesopotâmia, a Arábia e queria dominar a Europa. (Caderno+Blog+Livro: p; 159)
Aliás, qual conseqüência religiosa do domínio sobre a Arábia, região onde nasceu o Islamismo? (Caderno+Blog+Livro: p; 159)
E quando o domínio se estabelecia? Como era a vida nesse império? (Caderno+Blog+Livro: p.160 e 161)

6 comentários:

  1. Por que a Espanha foi segunda a entrar na expansão? Qual motivo interno explica isso? E quando conseguiu reunir condições para se lançar ao oceano, quais foram as conseqüências das suas navegações?
    PROFESSOR NN CONSEGUI ACHAR AS RESPOSTAS PARA ESSAS PERGUNTAS, POR GENTILEZA VC PODE POR AS RESPOSTAS PRA MIM ??
    ATENCIOSAMENTE AMANDA

    ResponderExcluir
  2. Amanda, o motivo interno que explica o motivo da Espanha ser o segundo país a entrar na expansão foi: a luta para expulsar os muçulmanos das terras espanholas ao longo de quase todo o século XIV.
    E qual foi a consequência das navegações espanholas?
    1) A "descoberta da América"
    2) A circunavegação da Terra

    Os espanhóis acreditavam que seria possível chegar às Índias navegando para o Oeste, sem precisar contornar a África, como os portugueses fizeram.

    Expliquei isso que você perguntou no post sobre "Expansão Marítima" na parte da Espanha, quase no final. Dá uma olhada lá depois.
    Bons estudos!!

    ResponderExcluir
  3. Atenção nos objetivos dos portugueses com a expansão.
    Mas até chegar às Índias algumas inovações técnicas ocorreram. Quais? Exemplo: desenvolvimento da cartografia. E as outras?
    E até conseguir contornar a África? Os portugueses trocavam e tiveram contato com os africanos?

    Professor n consegui achar essas questoes pode por as respostas dessas questoes e me ajuda naquela piramide q vc falou q era uma ''igreja'' e me explica q eu n entendi mt bem aquilo aqui é o Patrick

    ResponderExcluir
  4. Eu desenhei a pirâmide para facilitar a relação e a função de cada grupo social na Expansão Marítima e Comercial. Não sei fazer aquele desenho aqui, mas posso explicar a função de cada um.
    Coloquei o Rei no topo, para mostrar que havia o Estado (Reino de Portugal) ajudando e apoiando a expansão. Em um dos lados, coloquei a nobreza representando o rei e comandando as expedições e do outro lado coloquei a burguesia, financiadora dessa expansão. Por fim, dentro da pirâmide, escrevi "Igreja". Ela legitimava e via a possibilidade de levar a fé cristã para o Oriente.

    Sobre as inovações técnicas.
    Escrevi que o desenvolvimento da cartografia (desenhar os mapas) foi uma das inovações. Mencionei também o aperfeiçoamento da bússola. Tem inovações além dessas, como o uso de um outro instrumento de navegação e mudanças nas embarcações utilizadas.
    Olha nas páginas 174, 175, 178 e 179 do livro e no post Expansão Marítima onde está escrito "Viagens ao Longo da África".

    ResponderExcluir
  5. Professor, só tenho uma pergunta: a matéria da AV1 é só o capítulo 10 ou é o 10 E o 9? Só pra saber logo antes de eu escrever as perguntas do Cap. 9 como revisão pra AV1.

    ResponderExcluir