esse é o primeiro post da av1
O conteúdo é toda a unidade 6: Renascimento, Reformas e Instituições da Europa Moderna
Não esqueçam!!
O que é o Renascimento ou Renascimento cultural?
O Renascimento acontece na virada da Idade Medieval para a Moderna (século XIV) e marca uma mudança significativa na mentalidade da sociedade europeia e na maneira como as pessoas liam o mundo.
Existem três conceitos básicos no estudo do Renascimento: o humanismo, o antropocentrismo e o racionalismo.
O humanismo, desenvolvidos por pensadores, buscava a valorização do ser humano. Um ser capaz de raciocinar, de realizar, de conquistar; um ser que tem possibilidades de destino e capaz de realizar escolhas. Isto nos leva ao antropocentrismo. Ideia que afastava valores religiosos medievais e que considerava o destino dos humanos não dependia de Deus. Quer dizer, é uma substituição da ideia teocêntrica de que Deus está no centro do universo e da vida das pessoas, enquanto o antropocentrismo coloca o ser humano como o grande protagonista de sua existência. Há, por fim, o racionalismo como forma de pensamento e método de observação nas pesquisas cada vez maiores nas diversas ciências.
Exemplificamos esses três conceitos de diferentes formas. Para vermos o racionalismo em prática, podemos olhar para a Física já que foi no período do Renascimento que desenvolveu-se a teoria de que a terra não era o centro do universo, como defendia a Igreja Católica pelo geocentrismo, e sim, o Sol era o centro do universo (heliocentrismo) e planetas que giravam ao seu redor. Essa conclusão foi possível a partir da aplicação do racionalismo, de cálculos, observação e pesquisas.
Além das ciências, as artes também compõem um excelente meio para entender o Renascimento porque o humanismo aparecerá com muita força nas pinturas e esculturas porque as figuras humanas serão representadas da maneira mais real possível (Lembram da escultura de Davi de Michelangelo?) Há também a presença do racionalismo porque os artistas precisavam observar e estudar a forma do corpo humano pela Anatomia para conseguir realizar representações reais assim. Não podemos esquecer que serão retomadas várias características inspiradas na cultura greco-romana, como a mitologia.
Recordem das imagens que vimos em sala, como a "Mona Lisa" e "Ultima Ceia" de Leonardo da Vinci. A escultura de "Davi" feita por Michelangelo ou as pinturas da "Capela Sistina" no Vaticano e "O Nascimento de Vênus" de Sandro Botticelli. Todas essas obras apresentam características do Renascimento, como a representação de figuras mitológicas gregas, a quase perfeição da representação da figura humana, e claro, o enorme destaque dado para a mesma.
Faltou apenas relembrar o papel dos mecenas, ou seja, dos comerciantes e banqueiros (os burgueses) que patrocinavam ou encomendavam as obras de artes
Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário