Civilizações estudadas: Maias, Astecas e Incas.
Visão eurocêntrica da História: trata de um visão que tem a Europa como centro. Quer dizer que a História dos povos americanos é contada a partir do contato com o europeu. Afirmar que houve a "descoberta" da América é também uma visão eurocêntrica porque pode sugerir que a história da América teve início somente depois de contato de portugueses e espanhóis com os indígenas.
Dominação das Civilizações
Houve um evidente choque cultural e choque de doenças porque os indígenas não tinham defesas para as doenças que os europeus traziam em consequência das péssimas condições de viagem.
Dominação Asteca - 1521
As ilhas do Caribe e Cuba serviram como ponto de partida para a chegada e dominação do continente. Hernan Cortés realizou expedições pelo interior do continente buscando riquezas. Para isso, foi fundamental a ajuda dos próprios indígenas. Por isso, os espanhóis não podiam ser muitos violentos com os indígenas, pois ele dependiam deles.
Incas
A tomada de Cuzco ocorre em 1533 pela expedição de Francisco Pizarro. Os espanhóis encontraram um ambiente favorável para dominar esta civilização porque havia uma forte disputa para saber quem seria o próximo imperador dos Incas.
Sistema colonial
Como definir a colonização? Temos uma colonização quando espanhóis (e os portugueses no Brasil) habitam na América.
Por que colonizar? A Expansão Marítima buscava especiarias e metais preciosos. Aqui na América, os espanhóis logo acharam grandes quantidades de prata. Logo, colonizar é um meio de obter melhor certos produtos. Na América espanhola foi a prata, na América portuguesa o pau-brasil. Para colonizar, portanto, foi preciso montar um sistema colonial.
Pacto Colonial
O pacto colonial é o modo como a metrópole (Espanha ou Portugal) se relacionam com as suas colônias e estabelecia que as colônias poderiam comercializar apenas com as suas metrópoles e estas, teriam que abastecer as colônias com os produtos que necessitassem.
Havia limites para esse pacto. Muitas vezes as colônias eram responsáveis pelo próprio sustento e haviam trocas comerciais entre colônias sem a participação da metrópole.
Vice-reinos
A América foi dividida em vice-reinos para melhor administrar a colonização e esses territórios ficavam a cargo dos vice-reis, eles eram os representantes do rei na América. Cabia a ele aplicar as leis da metrópole e fiscalizar o pacto colonial.
Companhia das Índias
Órgão localizado na Espanha. Tinha a função de tomar decisões sobre a administração e justiça da colônia.
Casa de Contratação
Fiscalizava as produções na América para evitar o contrabando. Por exemplo, a Espanha criou o regime de "porto único". Uma vez ao ano todo a produção destinada para a metrópole tinha apenas um destino: o porto de Sevilla. O único autorizado a receber produtos da América espanhola.
Cabildos
São as câmaras municipais e eram ocupadas pelas elites coloniais. Muitas vezes os interesses desses grupos eram diferentes aos interesses da metrópole, por isso, também fragilizavam o pacto colonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário