domingo, 22 de junho de 2014

Capítulo 8 - Reforma

Fala turma,
com essa capítulo fechamos a matéria para a AVII.
Matéria da prova:
Capítulo 7 - Renascimento
Capítulo 8 - Reforma

Vamos lá

O quer é a Reforma?
Por definição, a Reforma é uma ruptura dentro da Igreja Católica porque novas religiões vão surgir. 

E por que romper com a Igreja? Qual era o problema?
Para seus críticos, a Igreja Católica estava muito distante dos ideias que pregava, como uma vida regrada, comportando-se dentro dos valores cristãos e pregando uma vida humilde. Além disso, se envolvia demais em questões políticas e econômicas. Nada disso era feito por muitos eclesiásticos (ou religiosos) da Igreja.

Temos que lembrar também as vendas que a Igreja fazia para arrecadar recursos com o objetivo de concluir a Basílica de São Pedro. Havia a venda de cargos eclesiásticos para pessoas sem preparo e a venda das indulgências, quer dizer, a venda do perdão para pessoas que estivessem no Purgatório.
Diante do comportamento imoral para uma pessoa religiosa, por exemplo, religiosos envolvidos com mulheres e/ou se embebedando nas tavernas e as vendas absurdas da Igreja (você acabou de ler que a Igreja estava distante do que ela pregava), começaram a surgir seus críticos. 

Reforma Luterana (Alemanha)
- 95 Teses de Lutero (1517): contestam algumas ideias da Igreja
Lutero defendia a salvação pela fé. Somente a fé poderia salvar as pessoas. Para ele, as boas obras não ajudavam na salvação. Lutero defendia também que todas as missas na Alemanha fossem feitas em alemão para que todos pudessem entender e a livre interpretação da Bíblia. (Após o rompimento com a Igreja, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão).
As ideias de Lutero entravam em choque com as ideias da Igreja Católica. Por isso, o papa Leão X exigiu a retratação de monge agostiniano, mas Lutero se recusou a obedecer. Por isso, ele foi excomungado. Esse momento marca a separação entre o catolicismo e o luteranismo. A região da Alemanha ganharia cada vez mais fiéis luteranos e perderia os católicos. Devemos lembrar que os nobres alemães apoiaram e protegeram Lutero da perseguição católica.

Reforma Calvinista (Suíça)
De João Calvino
Ideias de Calvino
Assim como Lutero, Calvino acredita na salvação pela fé. Com um detalhe. Calvino acreditava na predestinação das pessoas, ou seja, o destino das pessoas já estava escrito e não havia nada que pudesse ser feito para alterá-lo. Nem na terra, nem no céu. Mas como saber o seu destino? Através da riqueza. Para Calvino, a riqueza era um que pessoa tinha sido tocada pela graça divina, pela bondade de Deus. 
A religião criada por Calvino teve apoio dos burgueses por justificar a usura (=cobrança de juros). O catolicismo condenava tal prática e isto era um problema para muitos banqueiros. Imagina o dilema que essas pessoas viviam, pois trabalhavam com empréstimos com juros enquanto a religião que seguiam condenavam a sua atividade?
Por fim, no calvinismo não altares ou imagens de santos ou de Cristo.

Reforma Anglicana (Inglaterra)
Talvez o rompimento que teve os motivos menos nobre de todas que estudamos? Afinal, Lutero tinha ideias incompatíveis com a Igreja, assim como Calvino. As pessoas ouviam as suas ideias e se sensibilizavam, se interessavam e tempos depois se convertiam. É claro que há uma questão de fé em cada uma delas, de acreditar em algo que faz sentido. Entretanto, não podemos esquecer que há interesses políticos e econômicos envolvidos na escolha de uma nova fé. 

A Reforma Anglicana acontece a partir do momento que o papa Leão X se recusa a conceder o pedido de anulação do casamento do rei inglês Henrique VIII. A partir da negativa do papa, o monarca inglês rompe com a igreja e cria uma nova religião (a anglicana) e confisca os bens da Igreja. Na religião anglicana há menor espaço para o culto aos santos, embora eles não tenham sido eliminados. 

Ato de Supremacia
Ato criado por Henrique VIII no qual o rei inglês se declara o chefe religioso da Igreja Anglicana.

Contrarreforma ou Reforma Católica
O que é ? É a reação da Igreja Católica diante do surgimento das novas religiões. Para algumas pessoas, principalmente os religiosos da época, havia somente uma religião verdadeira e correta: a católica. Qualquer religião fora disso estava errado.

Concílio de Trento
Foi uma reunião com grandes nomes da Igreja para tomar medidas que contivessem o avanço protestante.
Que medidas foram essas?
- reafirmação da salvação pela fé e pelas boas obras.
- fim da venda das indulgências = a Igreja para de vender o perdão
- legitimação do culto aos santos = a Igreja Católica reafirma que não há problema algum em cultuar os santos, ao contrário das religiões protestantes.)
- melhor formação dos sacerdotes = com mais estudo e moralização do clero. Agora haveria maior controle sobre a vida e comportamento dos religiosos.
- manutenção do celibato = manutenção da proibição do casamento para todo o clero (para os religiosos, ok? Padres, bispos, cardeias, o papa. Não para os fiéis. Não inventa.)
- Tribunal da Inquisição - para julgar as heresias (são ideias que religiosas que são diferentes da interpretação oficial da Igreja). A Inquisição tinha tribunais em Portugal, Espanha e Itália na Europa. Na América Espanhola também tivemos tribunais. O Brasil recebeu visitas de pessoas que faziam parte do tribunal.
- Index = lista de livros proibidos para os católicos. Nela constavam os escritos de Lutero e Calvino (por razões óbvias!!!), mas também de Galileu Galileu e Kepler (descobridores da teoria heliocêntrica = a Terra gira em torno do Sol. Teoria oposta à geocêntrica e defendida pela Igreja - que o Sol girava em torno da Terra).
- criação da Companhia de Jesus = são os jesuítas. Agiram principalmente no Novo Mundo (nas colônias) e tinham por objetivo expandir a fé católica através da conversão de novos fiéis. A ação da conversão dos índios aqui no Brasil foi feita pelos jesuítas e foi fundamental para a colonização portuguesa no Brasil. Mas isso é assunto para o ano que vem.


Bons estudos!

3 comentários:

  1. Professor,eu poderia dizer que Reforma foi um rompimento dentro da Igreja pois surgiriam novas religiões? Como eu posso entender melhor essa parte?

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo que você escreveu. Está certo

    ResponderExcluir