O que quer dizer o termo Renascimento?
O Renascimento é um conjunto de transformações culturais e sociais presentes em diferentes áreas das artes, como a pintura, a escultura, a arquitetura e a literatura. Considera-se que são resgatados e revalorizados os elementos da cultura greco-romana (= cultura clássica). Porém, precisamos destacar que essa cultura de obras literárias e textos filosóficos da Antiguidade nunca foi esquecida na Idade Média.
Esse movimento começou nas cidades italianas, principalmente, em Florença. Essas cidades eram as mais urbanizadas na Europa e caracterizadas pela forte atividade comercial entre o restante do continente e o Oriente.
Como nós vimos, esse movimento também é marcado por várias mudanças na mentalidade das pessoas, ou seja, no modo como elas pensavam a vida nos séculos XIV, XV e XVI. Para começar, lembrem-se da oposição entre Teocentrismo X Antropocentrismo muito presente naquele contexto.
Em resumo:
Em resumo:
Teocentrismo = Deus está no centro do universo. As explicações sobre acontecimentos cotidianos e naturais são explicados, em grande parte, pela religião.
Antropocentrismo = O Homem é colocado no centro do universo e ele deve buscar explicar os fenômenos naturais e os acontecimentos de sua própria vida através da razão; do racionalismo.
Antropocentrismo = O Homem é colocado no centro do universo e ele deve buscar explicar os fenômenos naturais e os acontecimentos de sua própria vida através da razão; do racionalismo.
Outras características do Renascimento
Humanismo: Quer dizer a valorização do Homem. Ele deve buscar todo o tipo conhecimento para explicar o mundo e a natureza.
Racionalismo: É o uso da razão. A razão deve ser a fonte do conhecimento. Os homens devem explicar a vida e as ciências a partir da Razão e não pela Fé. Ou seja, o pensamento deve ser crítico.
Otimismo: Pensamento positivo e abertura para novo; para novos pensamentos e comportamentos.
Individualismo: Liberdade do indivíduo e de ação. Nesse momento começa a surgir a individualidade, ou seja, da diferenciação. Até então, essa maneira de pensar as pessoas não existia.
Hedonismo: Trata-se da busca pelo prazer individual.
Naturalismo: Representação do homem e da Natureza. Lembrem-se, a representação humana foi muito comum e valorizada nessa época e a representação feita pelos artistas era igual àquela feita pelos gregos, na Antiguidade Clássica. (Olhem a página 114. A escultura de Davi feita por Michelangelo)
Além dessas características listadas devemos destacar que O Renascimento pretende rever a relação entre o Homem e a Igreja (ou a religião) porque Esse movimento busca valorizar o homem, a natureza e as ciências. Por exemplo, a escultura de Davi feita por Michelangelo ou da Mona Lisa de Leonardo da Vinci e mesmo a Capela Sistina em Roma. Temos em todas essas obras as representações de humanos muito próximas da realidade. Muitas delas começam a ser elaboradas sem ter como objetivo ensinar algo sobre a religião. (Lembrem-se: poucos sabiam ler no período medieval, por isso, as artes eram utilizadas para ensinar algo sobre o catolicismo). As obras renascentistas não necessariamente tem por objetivo ensinar algo.
Mecenas
Quem eram?
Os mecenas eram burgueses enriquecidos com o comércio feito entre a Ásia e a Europa e patrocinavam os artistas. Eles concediam dinheiro, materiais para o desenvolvimento das obras de artes e muitas vezes sustentavam os artistas para que eles se preocupassem somente com a sua obra.
Os mecenas foi muito comuns no norte da Itália como consequência desse comércio que citei. Patrocinar artistas eram interessante para esses burgueses porque demonstravam para a sociedade o grande poder econômico desses burgueses e prestígio na sociedade.
Consequência do Renascimento na Literatura
A Literatura foi muito favorecida pela invenção da imprensa com a maquina de Gutenberg
- Vários autores passaram a criticar muitos comportamentos e pensamentos da Idade Média.
- Desenvolvimento e fortalecimento de outras línguas que não o latim. Que outras línguas são essas? O português, o espanhol, o francês, o italiano, dentre outras. É nesse momento da História que as línguas vernáculas (ou vulgares) ganham muita força e são espalhadas porque as obras literárias como Os Lusíadas ou Romeu e Julieta foram escritas nas línguas de seus autores, o português e o inglês.
(Por que língua vulgar? Se consultarmos o dicionário para saber a definição da palavra vemos que vulgar quer dizer algo que é do povo, algo que é comum, algo que não é nobre. As "novas" línguas são chamadas de vulgares porque são faladas pelo povo, seja o rico ou o pobre, no cotidiano. Por outro lado, o latim era a língua dos religiosos, muitos deles eram nobres e o saber ler e escrever o latim era sinal de diferenciação na sociedade. Falar latim era coisa de nobre! Falar inglês, português ou francês era típico do povão. Do populacho. Algo vulgar e menos importante. Mas cuidado: todos os religiosos também sabiam a língua vernácula da região na qual havia nascido).
(Por que língua vulgar? Se consultarmos o dicionário para saber a definição da palavra vemos que vulgar quer dizer algo que é do povo, algo que é comum, algo que não é nobre. As "novas" línguas são chamadas de vulgares porque são faladas pelo povo, seja o rico ou o pobre, no cotidiano. Por outro lado, o latim era a língua dos religiosos, muitos deles eram nobres e o saber ler e escrever o latim era sinal de diferenciação na sociedade. Falar latim era coisa de nobre! Falar inglês, português ou francês era típico do povão. Do populacho. Algo vulgar e menos importante. Mas cuidado: todos os religiosos também sabiam a língua vernácula da região na qual havia nascido).
Consequência do Renascimento na Ciência
O Renascimento influenciará e incentivará as cientistas através do uso da razão (ou da racionalidade). Por isso, médicos e físicos passaram a basear os seus estudos através da observação e da realização de experiência sempre buscando explicações racionais para os resultados obtidos. Ou seja, os estudiosos aplicavam o racionalismo na ciência e, mais, acreditava-se que a ciência podia explicar tudo.
- desenvolvimento da Física e da Astronomia
É por causa do racionalismo renascentista que torna-se possível desenvolver a teoria heliocêntrica porque o Racionalismo defende o uso da razão para explicar a vida, nessa caso, a natureza. A teoria geocêntrica defendida pela Igreja dizia que o Sol girava em torno do Terra. Por outro lado, teoria heliocêntrica defende que a Terra gira em torno do Sol. O italiano Galileu Galilei, influenciado pelos estudos de outros físicos como Kepler e Copérnico, foi o primeiro a afirmar que, na verdade, a Terra girava em torno do Sol. Para afirmar essa ideia foram precisos vários anos de estudos, desenvolvimento de cálculos e muita observação da movimentação do Sol em relação a Terra e o próprio questionamento da teoria geocêntrica defendida pela Igreja.
O desenvolvimento a teoria heliocêntrica é a aplicação do Racionalismo nas Física.
O desenvolvimento a teoria heliocêntrica é a aplicação do Racionalismo nas Física.
- estudo da anatomia humana
Os maiores conhecimentos de Medicina e Anatomia também são consequência da aplicação do uso da razão (do racionalismo) na Ciência. Esses estudos permitiram maiores conhecimentos do corpo humano e, por isso, aumentam os recursos para os tratamentos de doenças e do funcionamento do nosso corpo. Os artistas renascentistas também estudavam anatomia para conseguirem imprimir maior realidade nas suas obras.
A Igreja Católica proibiu durante vários anos o estudo de corpos porque na sua concepção abrir os corpos era uma agressão pois, de acordo com a Bíblia, os homens foram feitos à imagem e semelhança de Deus. Por isso, abri-los era de alguma forma uma agressão contra Deus. Além disso, a Igreja defendia que os corpos não teriam paz caso fossem estudos.
Pelo que parece o Renascimento questiona algumas ideias defendidas pela Igreja, correto?
Os maiores conhecimentos de Medicina e Anatomia também são consequência da aplicação do uso da razão (do racionalismo) na Ciência. Esses estudos permitiram maiores conhecimentos do corpo humano e, por isso, aumentam os recursos para os tratamentos de doenças e do funcionamento do nosso corpo. Os artistas renascentistas também estudavam anatomia para conseguirem imprimir maior realidade nas suas obras.
A Igreja Católica proibiu durante vários anos o estudo de corpos porque na sua concepção abrir os corpos era uma agressão pois, de acordo com a Bíblia, os homens foram feitos à imagem e semelhança de Deus. Por isso, abri-los era de alguma forma uma agressão contra Deus. Além disso, a Igreja defendia que os corpos não teriam paz caso fossem estudos.
Pelo que parece o Renascimento questiona algumas ideias defendidas pela Igreja, correto?
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