prova dia 25, 6a.
Não se esqueçam capítulo 3 e 4: "Islamismo" e "Transformações na Europa feudal"
Esse post é sobre o Islamismo
O Islamismo, assim como o catolicismo e o judaísmo, são religiões monoteístas. Isso quer dizer que as três religiões acreditam somente em um deus. Aqueles que seguem o islamismo é chamado de islamita ou muçulmano. A religião islâmica surgiu no Oriente Médio, região que compreende países como Irã, Iraque, Arábia Saudita, Síria, dentre outros.
A arábia pré-islâmica
A região tinha como característica marcante a passagem de diversas rotas comerciais que ligavam o Golfo Pérsico, o mar Vermelho e o mar Mediterrâneo. É importante destacar essa característica porque ela possibilita intensas trocas culturais.
Sociedade tribal
Os antigos habitantes da Arábia eram chamados de beduínos e tinham a sua vida muito ligada ao pastoreio e suas comunidades eram organizadas em tribos. Os beduínos tinham o costume de passar pela cidade de Meca, pois lá estava o templo Caaba, onde era guardada a Pedra Negra e onde eram depositadas as imagens dos seus deuses.
Maomé
A cidade de Meca cresceu em função do artesanato e das rotas comerciais que passavam pelo local, atraindo católicos, judeus e persas. O profeta Maomé, nascido em 570, era um comerciante e sempre esteve em contato com pessoas de outras religiões, principalmente com católicos e judeus. Fato que o levou a refletir sobre religião. Aliás, é por causa do contato com essas duas religiões que Maomé defende o monoteísmo. De acordo com a crença religiosa islâmica, Maomé teve uma visão do anjo Gabriel e a partir disso Maomé recebia de Deus a palavra sagrada recitada em versos. Maomé as repetia aos grupos que tinha contato para que fossem lembradas e memorizadas.
Por causa das perseguições sofridas por causa de algumas ideias defendias por Maomé, os muçulmanos decidiram sair de Meca em direção a Medina. Esse acontecimento ficou conhecido como Hégira e simboliza o surgimento da religião islâmica e o início do calendário muçulmano.
Cinco Pilares do Islã (ou cinco características)
1) monoteísmo: O islamismo possuí apenas um deus e não cultua santos.
2) cinco rezas diárias: Todo muçulmano precisa rezar cinco vezes ao dia direcionado para Meca.
3) ajudar o próximo: todo seguidor do islamismo deve realizar doações se tiver condições.
4) praticar o jejum durante o Ramadã. O Ramadã é o nono mês do calendário muçulmano. Acredita-se que Maomé tenha visto o anjo Gabriel nesse mês.
5) peregrinar para Meca ao menos uma vez na vida.
Há muitas informações no livro. Porém, preciso ir direto ao ponto. Gostaria de comentar somente mais um assunto. Trata-se do conceito de jihad.
O islamismo passou por uma enorme expansão após a morte de Maomé. A religião passou a ser predominante em todo o Oriente Médio, mas também atingiu regiões como o norte da África e a parte oriental do mesmo continente, atingindo também boa parte do sul da Europa. De acordo com a ideia de jihad todo islâmico deve divulgar a mensagem de Deus, seja pelo exemplo dado para os demais, seja pelo conflito; pela luta física.
Escreverei apenas isso sobre o capítulo 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário