quinta-feira, 6 de março de 2014

Cap 1: "A cristianização da Europa..."

Vamos ao nosso primeiro post de 2014!
Colocarei hoje a matéria do nosso distante primeiro dia de aula. Lá se vai 1 mês!
Vamos relembrar

Boa parte do conteúdo que veremos esse ano se passa na Idade Média. Trata-se de um período que cobre 1000 anos da História da humanidade. É comum definir o início da Idade Média a partir do fim do Império Romano, no século V, no ano de 476. Por outro lado, não existe unanimidade na data que estabelece o término desse período. Alguns historiadores optaram pelo ano de 1453, quando houve o fim de uma guerra entre franceses e ingleses. No entanto, outros estudiosos estabelecem que a Idade Média teve seu fim em 1492. Ano que os muçulmanos foram expulsos da Península Ibérica, região que abriga a Espanha e Portugal. 
Mas que momento histórico é esse afinal? A História Medieval está localizada logo após a História Antiga e ficou muito conhecido por causa de alguns filmes. Esse momento é sempre muito lembrado pela formação dos castelos para a defesa e de constantes lutas entre guerreiros. Porém, antes de falarmos disso...

Por enquanto estamos no início da Idade Média, entre os século V e X. Não podemos esquecer que vamos estudar uma sociedade europeia extremamente influenciada pela religião. Contudo, o período que estamos estudando ainda é marcado pela formação do cristianismo que formou o catolicismo séculos depois. Ano passado mencionei diversas vezes que por vários anos os romanos perseguiram os cristãos, fato este que foi alterando-se aos poucos, à medida que os administradores e governantes passaram a se adotar o cristianismo como religião. 
A partir da adesão cada vez maior ao cristianismo surgiu a necessidade de organizar a nova religião. Por isso, foi na transição entre a história antiga e o período medieval que foram escolhidos os textos que fariam parte da Bíblia. É nesse contexto também que foi organizada a hierarquia* da igreja.

*"Subordinação de certos poderes uns aos outros" ou "Organização segundo vários graus de poder e subordinação"

Fonte: "hierarquia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/hierarquia [consultado em 06-03-2014].

Além de existir uma diferença de poder entre os integrantes da Igreja, havia também uma diferença de função. Como assim? Basta perceber a diferença entre o clero secular e o clero regular. O primeiro é são os religiosos que já conhecidos nossos, como os padres. Eles estão em contato com o fiel. O clero regular, por outro lado, vive nos mosteiros e possuem uma regra de vida diferente do clero secular.

Ora et Labora. Esse é o estilo de vida daqueles que viviam nos mosteiros. Está escrito em Latim; na língua dos romanos. "Ora" quer dizer orar; rezar. "Labora" quer dizer trabalhar. (Hoje, no português, a palavra laborar é sinônimo para trabalhar). O que isso quer dizer?
De acordo com essa frase quer dizer que além de rezar, os monges deveriam também trabalhar para o próprio sustento, pois o esforço era visto como um aprimoramento espiritual. Os mosteiros eram locais importantes para a prática da caridade cristã. Juntos aos mosteiros eram construídos hospitais que, na verdade, não atendia somente os doentes, mas todas as pessoas que necessitassem de cuidados, como idosos e viajantes.


Fiquemos por aqui....por enquanto

Nenhum comentário:

Postar um comentário