esse é o segundo e último post da prova
Conteúdo: Unidade 3 - O mundo africano
Unidade 4 - O mundo americano
A unidade 3 é o que escrevi no blog. O livro tem muita coisa e priorizei apenas algumas partes.
Vamos lá.
Maias
início do desenvolvimento da civilização: século IV a. C e a partir de 250 d.C os maias se espalharam por várias regiões da América Central.
Os maias nunca formaram um governo único, por isso, suas cidades eram autônomas, assim como seus centros cerimoniais. Esses locais reuniam os templos em forma de pirâmide, as residências dos governantes, monumentos e as praças para as celebrações coletivas. As cidades eram utilizadas, principalmente, para a celebração de festas e para o comércio.
Sem diferença de qualquer outra sociedade, havia uma hierarquia entre os governantes, os sacerdotes e os agricultores. Aliás, todas as sociedades que estudamos até agora são agrícolas. Quer dizer que dependem do campo para sobreviver.Astecas
período: século XIII
1325: fundação de Tenochtitlán
Os registros apontam para uma cidade Tenochtitlán bem organizada, com ruas largas, mercados, palácios e bem abastecida por um aqueduto. A escrita deles não foi plenamente desenvolvida, pois utilizavam um conjuntos de imagens e símbolos para expressar uma ideia ao invés de palavras. Assim como os maias, desenvolveram um calendário para dividir o tempo e organizar a vida em sociedade.
A sociedade asteca era extremamente hierarquizada, divida entre o imperador, os sacerdotes e os nobres. Além disso, a sua religião era politeísta, logo, cultuava vários deuses.
Incas
Os incas ocuparam territórios da América do Sul no final do século XIII e a sociedade criada nessa localidade existiu até a chegada dos espanhóis, no século XVI.
O imperador recebia o título de Inca e era visto como um deus.
Uma das principais características da economia inca a sua agricultura. As terras conquistadas eram divididas em três partes: uma parte para os sacerdotes, outra para o imperador e, por fim, para os camponeses. A mita era importantíssima nessa sociedade e tratava-se de uma divisão do trabalho obrigatório temporário para todos os homens. Diferentes tarefas poderiam ser desenvolvidas por esse sistema de trabalho como o cultivo das terras, a construção e manutenção de templos, dentre outros aspectos.
É isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário