domingo, 27 de outubro de 2013

Trabalho - 4° bi

Texto atualizado.
Olá pessoal,
o post de hoje é sobre o nosso trabalho de 4o bi. 
A tarefa será longa e, por isso, vocês terão que se dividir em grupos. A turma tem 19 alunos.
Possibilidades de divisão:
I) 5 grupos de 4 alunos, sendo que um grupo terá 3 alunos. 
II) 4 grupos de 5 alunos, sendo que um deles terá 4 alunos. 
Prefiro a primeira opção. Acredito que alguém vai ficar sem fazer nada em um grupo de 5 alunos.
Grupos de 6 alunos não serão permitidos.

Sugestão: Amanda, Antônio, Pamela, Lucas Borges e Giovanna não deveriam fazer parte do mesmo grupo. Sem ciumeira, pessoal! Esses alunos tem facilidade/curiosidade em História. É apenas um meio de fazer com que todos os grupos funcionem e o trabalho seja feito da melhor da maneira possível.   
O nosso trabalho desse semestre será um debate. 

Tema: A importância dos índios na história brasileira 

Trataremos de diferentes assuntos sobre isso. Continuaremos a discussão sobre a visão europeizada, veremos a atuação dos jesuítas sobre a conversão dos indígenas, a importância desse grupo para os portugueses e os interesses dos índios ao se aliarem a portugueses. Além disso, veremos onde e quando os índios estão apresentados na História e os conflitos no passado (no início da ocupação portuguesa) e os atuais. Aproveitaremos o debate e veremos também alguns assuntos dos capítulos que faltam para a prova AV II. (Capítulos 14 e 15)

Um debate não pode ser feito a partir de "Eu acho que...", por isso, cada grupo ficará responsável pela leitura de alguns textos que selecionei da Revista de História da Biblioteca Nacional. Escolhi essa revista porque os textos nela publicados são direcionados para o público em geral, inclusive alunos. É fundamental o posicionamento de vocês. Quero saber o que vocês acharam, se vocês concordam ou não com o que leram. Isso é muito mais importante, impossível decorar.

Fiz várias perguntas sobre os textos selecionados. Tentem respondê-las. Essas perguntas ajudarão a entender os textos e na "apresentação". É um meio de vocês saberem se entenderam o que leram. As perguntas são um guia e indicam o que vocês devem falar. Porém, não se prendam ao que escrevi. Fiquem à vontade para escrever ou falar o que vocês desejarem ou o que chamou a atenção de vocês!!
Aliás, quem quiser escrever o que gostaria de falar pode e deve fazer isso. Só não pode ler tudo na hora da nossa conversa. Lembrem-se estou mais interessado em saber o que vocês acharam e a opinião de vocês. 
CUIDADO: isso não quer dizer que vocês devem deixar o texto de lado. Quero que vocês estabeleçam relações entre os assuntos. As perguntas servem para isso. 

1) Os grupos que fizerem perguntas entre si obterão maiores notas.  
2) Quando um grupo estiver apresentando, perguntas podem ser feitas por mim ou pelos colegas, para algum aluno de outro grupo que não estiver debatendo.
3) A participação é crucial, pois, é a partir dela que vocês obterão uma nota. Como eu vou saber se o aluno entendeu o que eu pedi sem ele se manifestar? 
4)  Leiam os textos selecionados para o grupo que você faz parte.

Os alunos que não participarem em nenhum das discussões em grupo ou em sala não obterão nota no trabalho!

Instruções
a) recomendo a impressão dos textos e leitura completa deles. Sugiro que todos os componentes dos grupos leiam os textos escolhidos e, de preferência, separados.
b) consultem o dicionário para as palavras desconhecidas
c) não há necessidade de entregar nada escrito.
d) façam o trabalho aos poucos. Talvez 2 dias seja o suficiente. Trata-se de uma conversa, não quero nada decorado. O grande desafio é estabelecer relações entre os assuntos.
e) separem com antecedência o que cada um gostaria de falar para não ocorrer repetições.
f) sejam flexíveis! Muitos de vocês têm outras atividades, mas o trabalho precisa ser feito! Se você não pode nenhum dia ou não quer se reunir com o seu grupo separe a sua parte e avise para os integrantes o que você escolheu.

Data: 08/11
Acho o trabalho muito longo e difícil para o dia 01/11. Assim teremos uma data para esclarecer dúvidas e conversarmos sobre a matéria.

Acertaremos alguns detalhes na próxima aula.

Divisão de Assuntos

Grupo 1 - "Discussão sobre etnografia"
O grupo 1 ficará responsável pelos seguintes textos.


Os alunos do Grupo 1 terão contato, no primeiro texto, com o que chamei de "visão europeizada". Essas duas palavras podem ser substituídas por etnocentrismo. O autor do texto explica de maneira muito clara e objetiva o significado dessa nova palavra. (Não se preocupe, a palavra é nova, mas o conceito vocês já conhecem! Foi questão de prova até)  

Perguntas
a) Para o autor, como cometemos uma atitude etnocêntrica? 
b) Qual é a consequência de uma atitude ou de uma visão etnocêntrica?

A frase "a Europa se encerrou em si mesma" significa que o continente se voltou para si; se fechou para outros contatos.

c) Os nativos da América foram denominados de índios. Por que? Como isso ocorreu?
d) Essa denominação é etnocêntrica?

e) Em resumo, qual é o objetivo do autor no texto? As informações apresentadas no texto são semelhantes ao que foi apresentado em sala de aula?

Texto 2 - O segundo texto pode ser considerado como um complemento do primeiro e fará a ligação para os textos do grupo 2. Antes mesmo de começar a leitura do texto, vá ao dicionário e consulte a palavra "estereótipo". 

a) Quando pensamos em um índio, qual a imagem que vem à nossa cabeça?
b) Essa imagem é etnocêntrica? Por que? Justifique.
c) O índio precisa ter determinadas características e comportamentos para ser um índio de verdade ou de mentira?
d) A palavra "índio" é uma homogeneização. É uma palavra que torna os índios iguais, independente da tribo a qual ele pertencia ou quais as tradições que ele seguia. Qual é a consequência que isso trás para os nossos estudos em sala de aula e também para toda a sociedade?

Grupo 2 - "Representação do índio no livro didático"

Esse grupo realizará uma pesquisa nos livros didáticos. Você podem consultar o livro didático que utilizamos, mas seria muito bom se vocês tivessem acesso a outros livros e de outras séries. A própria escola tem alguns. Não é a primeira vez que vocês estudam a chegada dos europeus na América, seria legal se vocês consultassem os livros utilizados no 2° ou 3° ano com esse conteúdo. Seria muito enriquecedor.

O grupo 2 precisará ler o 2° texto do grupo 1, "Ainda na selva?" Faremos discussões a partir dele. (Link: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/ainda-na-selva)

Perguntas
a) Como se escreve sobre os índios nos livros didáticos? Eles são descritos como caçadores? Cultivadores?
b) Como eles estão representados nas imagens de ilustração? Somente em aldeias? Na cidade? Caçando? Plantando?
c) As imagens servem para ilustrar o que está sendo descrito?
d) Em que momento da história eles são apresentados? No Descobrimento? No século XX?  
e) O autor menciona conflitos surgidos a partida da ocupação de terras ocupadas pelos índios?


Logo no início o autor chama atenção dos leitores para a diversidade de língua e regiões ocupadas pelos indígenas no território brasileiro. 
a) Em que época do ano os índios são lembrados nas escolas?
b) Por que vocês acham que houve a necessidade criação de uma lei para tratar das culturas e história dos povos indígenas?
c) Qual o objetivo dessa lei? O que ela tenta minimizar em relação aos alunos e professores? 
d) Como ela tenta atingir o seu objetivo? 

Existe a criação de materiais que tratam somente da temática indígena para serem trabalhados com os alunos em salada de aula?

Grupo 3 - "A atuação da Companhia de Jesus no Brasil"

Comentei algumas vezes sobre a conversão dos índios na América espanhola e portuguesa. O grupo 3 ficará responsável por tratar daqueles que eram responsáveis pelo trabalho de catequizar os indios: a Companhia de Jesus.

Escolhi esse texto para que vocês percebam que nada em História acontece por acaso e a criação da Companhia de Jesus está relacionada aos acontecimentos europeus. Ou seja, existia um contexto para a criação dessa ordem religiosa.

Perguntas
a) Qual o contexto histórico da criação da Companhia? Em outras palavras, o que estava acontecendo na Europa naquele momento? (Estudamos esse assunto)  
b) Qual é a função da companhia?
c) Qual a relação entre os jesuítas, os índios e a escravidão?

Esse texto trata de alguns assuntos que veremos em sala, como a criação das capitanias hereditárias e do governo-geral. Por falar nisso...

Perguntas
a) Qual é a relação, a partir do texto, entre o início das atividades produtivas no Brasil e o uso de trabalho escravo indígena?
Os portugueses consideravam alguns índios aliados?
E para os índios? Eles tinham interesse em se tornar aliados dos portugueses?
Haviam leis que impediam a escravização de índios. Porém, havia dois modos de escravizá-los. Quais?
Onde o uso de mão de obra escrava indígena foi mais comum?
Quem tentava impedir a escravidão indígena?

Grupo 4 - Escravidão indígena

Esse texto complementa e responde várias perguntas sobre o texto anterior, principalmente, o início e o meio.

Texto 2 - Esse texto destaca que, embora os jesuítas estivessem preocupados com a conversão dos índios, eles realizavam outras atividades que não tinham nenhuma relação com a conversão. 
Tentem perceber o motivo que levou a expulsão dos jesuítas do Brasil. 

Grupo 5* (caso exista) - Conflitos envolvendo terras indígenas na atualidade
Como o nome já diz, o grupo 5 ficará responsável por estudar os conflitos terras que envolvem os índios na atualidade. Além dos textos, os alunos responsável por esse grupo poderiam pesquisar nos jornais e na internet sobre o assunto.

Esse texto traz a discussão para mais próximos de nós, para o Rio de Janeiro. Além disso, faz a ligação com os outros dois textos.

a) Por que os índios tratados no texto tinham interesse em ter os portugueses como aliados? Havia alguma vantagem para eles?
b) Qual a relação entre a fundação da cidade do Rio de Janeiro e a aliança entre portugueses e indígenas?

Trataremos também dos conflitos sobre terras envolvendo os índios. Ao longo dos textos e das aulas é muito comum tratar desse tema em algum período da História. Porém, esses problemas são atuais no nosso país.

a) Como a índia apresentada no início do texto não corresponde a ideia que temos sobre os índios?
b) Quais os problemas vividos atualmente pelas comunidades indígenas na Amazônia?
c) O que vocês sabem sobre a usina de Belo Monte, localizada no rio Xingu? 
d) Tente comparar como as comunidades indígenas eram vistas antes e depois da Constituição de 1988. Os índios eram reconhecidos como grupos que possuíam cultura e com direito à terra? 
e) As obras realizadas no Norte do país trouxeram consequências para as comunidades indígenas?
f) Além de obras realizadas pelo próprio governo, que outras atividades ameaçam os indígenas?
g) Quais as atitudes tem sido adotadas pelos índios, como a Sônia Guajajara, para defender os direitos conquistados?
h) Sônia opina sobre o que é ser índio no último parágrafo do texto. Qual é a sua visão sobre os índios? Qual a definição dela?


Resumo dos textos por grupo
Grupo 1 - "Euro, etno e outros centrismos" e "Ainda na selva?"
Grupo 2 - "Ainda na selva?" e "Todo dia é dia de índio"
Grupo 3 - "Soldados de Cristo" e "Solução caseira"
Grupo 4 - "Sangue nativo" e "Expulsão dos jesuítas - bons negócios"
Grupo 5 - "Nobreza de Índio", "A parte que lhes cabe neste latifúndio" e "Admirável Índio Novo"

Caso não exista grupo 5 a divisão de textos por grupo é a seguinte:
Grupo 1 - "Euro, etno e outros centrismos" e "Ainda na selva?"
Grupo 2 - "Ainda na selva?" e "Todo dia é dia de índio"
Grupo 3 - "Soldados de Cristo", "Solução caseira" e "Sangue nativo"
Grupo 4 - "A parte que lhes cabe neste latifúndio" e "Admirável Índio Novo"

2 comentários:

  1. Professor a Pamela me deu o titulo erra, e eu fiz em maquete e agr oq eu faço ??????
    Ela me disse que era etnecidade e nao etnocentrismo !
    Pde escolher qual texto fazer ??
    Obg atee amanha

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  2. etnicidade e etnocentrismo fazem parte da mesma discussão. Relaxa, seu trabalho não tá errado.
    Mas, por favro, vc tem que dar uma olhada nesse texto aqui e levar amanhã: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/euro-etno-e-outros-centrismos

    E nesse: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/ainda-na-selva

    Se o link não funcionar copia e cola na barra de endereço!

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