domingo, 23 de junho de 2013

Renascimento

Dicas para a AVII
Conteúdo:
Capítulo 7 - Renascimento
Capítulo 8 - Reforma e Contrarreforma

ESTUDEM BEM AS CARACTERÍSTICA DO RENASCIMENTO

Renascimento
O que quer dizer o termo?
O Renascimento é um movimento cultural oposto à cultura medieval e quer dizer que, os artistas buscaram revalorizar a cultura greco-romana. Com isso, eles promoveram a retomada dessa cultura greco-romana que, ao mesmo tempo, pode ser chamada de Clássica ou Antiguidade Clássica.

De modo geral, podemos dizer que o Renascimento é o OPOSTO ao que se fazia na Idade Média

Porém, como nós vimos, esse movimento também é marcado por várias mudanças no modo como as pessoas pensavam daquela época.
Lembrem da oposição entre Teocentrismo X Antropocentrismo
Teocentrismo = Deus está no centro do universo e tudo explicado pela religião
Antropocentrismo = O Homem é colocado no centro do universo e ele deve buscar explicar os fenômenos naturais e os acontecimentos de sua própria vida através da razão.

ATENÇÃO: O movimento renascentista busca rever o pensamento da Igreja Católica. Para ela, o homem era incompleto sem Deus e tudo era explicado pela religião. O Renascimento pretende rever esse tipo de pensamento e busca valorizar o homem, a natureza e as ciências.

Características do Renascimento

Humanismo: Quer dizer a valorização do Homem. Ele deve buscar todo o tipo conhecimento para explicar o mundo e a natureza.
Racionalismo: É o uso da razão. A razão deve ser a fonte do conhecimento. Os homens devem explicar a vida e as ciência a partir da Razão e não pela Fé. Ou seja, o pensamento deve ser crítico.
Otimismo: Pensamento positivo e abertura para novo; para novos pensamentos.
Individualismo: Liberdade do indivíduo e de ação. Nesse momento começa a surgir a individualidade, ou seja, da diferenciação. Até então, essa maneira de pensar as pessoas não existia.
Hedonismo: Trata-se da busca pelo prazer individual
Naturalismo: Representação do homem e da Natureza. Lembrem-se, a representação humana foi muito comum e valorizada nessa época e a representação feita pelos artistas era igual àquela feita pelos gregos, na Antiguidade Clássica. (Olhem a página 114. A escultura de Davi feita por Michelangelo)

Mecenas
Quem eram?
Os mecenas eram, principalmente, burgueses enriquecidos através  do comércio feito entre a Ásia e a Europa que patrocinavam os artistas. Eles concediam muitos recursos para os artistas.
O mecenas foi muito comum no norte da Itália como consequência desse comércio que citei.

Consequência do Renascimento na Literatura
A Literatura foi muito favorecida pela invenção da imprensa com a maquina de Gutenberg 
- Vários autores passaram a criticar muitos comportamentos e pensamentos da Idade Média.
- Desenvolvimento e fortalecimento de outras línguas que não o latim. Que outras línguas são essas? O português, o espanhol, o francês, o alemão, dentre outras. É nesse momento da História que as línguas ganham muita força e são espalhadas. 
Exemplo: Shakespeare escrevia seus livros em inglês.

Consequência do Renascimento na Ciência
Os cientistas passaram a basear os seus estudos através da observação e da experiência sempre buscando explicações racionais para os resultados. Ou seja, os estudiosos aplicavam o racionalismo na ciência e, mais, acreditava-se que a ciência podia explicar tudo

- estudo da anatomia humana
- desenvolvimento da Física e da Astronomia
- desenvolvimento da teoria heliocêntrica = a Terra gira em torno do Sol (comprovada por Galileu Galilei)

Nenhum comentário:

Postar um comentário